Products
LEATHER CARE
 

PREZADO CLIENTE !

Seguem algumas informações sobre o couro.

Estamos distribuindo-as com a intenção de que elas cheguem até os seus clientes e assim sucessivamente, para que os consumidores finais também possam utilizá-las.

Você acabou de adquirir uma matéria-prima nobre: o couro.

O couro é um produto natural, elegante e cheio de particularidades, as quais se devem desde a forma de vida que teve o animal até o seu abate.

Conforme pesquisa da ABQTIC, no Brasil, 60% dos defeitos dos couros têm origem no campo como:

Ectoparasitos (Berne, Carrapato, Bicheira) ................................... 40%
Marcação a fogo ............................................................................ 10%
Marcas de arame farpado, galhos, espinhos ................................. 10%

Portanto, informamos que riscos, marcas, carrapatos e outros, fazem parte deste produto nobre e natural que é o couro.

SAIBA COMO CONSERVAR SEUS ARTIGOS DE COURO

  • Em caso de manchas leves ou sujeiras na superfície de artigos como napa, removê-las com um pano úmido e limpo. Mas se a mancha for mais profunda, procurar serviços de profissionais de limpeza de couro. Jamais usar produtos de limpeza, detergentes, óleos ou álcool. Em casos de artigos como nubuck e derivados, recomenda-se ter um cuidado maior evitando todos os tipos de manchas, visto que este artigo não tem um acabamento com pigmento, tornando a flor mais exposta.
  • Se a peça de couro pegar chuva ou umidade, deixá-la ventilar e secar a temperatura ambiente. Nunca secá-la no calor direto.
  • O vestuário em couro deve ser guardado com cuidado, para evitar que amasse. Em caso de necessidade, porém, pode-se usar o ferro de passar, à temperatura de 80oC, colocando-se um pano leve sobre a superfície a ser passada.
  • Não guardar a peça de couro em saco plástico. A falta de ventilação pode ocasionar descoloração e mofo.
  • Se surgirem sinais de mofo, usar um pano úmido de algodão ou flanela para removê-lo. Depois deixar a peça na sombra e em local ventilado, até secar.
  • Todo couro tem um odor característico. Este odor serve, na maioria das vezes, até mesmo para diferenciar o couro de suas imitações. Porém, para evitar que o odor fique muito intenso, é necessário colocar o artigo para arejar com freqüência. Nunca deixá-lo guardado ou fechado por muito tempo.
  • O couro com acabamento somente deverá ser lavado a seco em lavanderias especializadas com o uso de um produto chamado Perclóre Etileno, jamais o couro deverá ser lavado em máquinas de lavar com uso de produtos como: sabão em pó, água sanitária, dentre outros.

A - CUIDADOS ESPECIAIS COM COUROS PIGMENTADOS (Napa acabada, Motoqueiro e Estofamento.)

Estes artigos não exigem muitos cuidados especiais.

- Em caso de manchas ou sujeiras leves, removê-las com uma esponja úmida e limpa. Depois deixar arejar.

B - CUIDADOS ESPECIAIS COM COUROS COM POUCO PIGMENTO E COM EFEITOS ESPECIAIS (Marlboro, Arizona, Camaleão, Cassi, Prince, Country, Squashed, Shinning, Texas)

Sempre que optar por estes artigos, deve-se tomar um cuidado maior, pois, além da beleza que oferecem, apresentam limitações que devem ser respeitadas como:

  • Evitar apanhar chuva.
  • Em caso de manchas ou sujeiras NÃO passar pano úmido para removê-las. Para limpeza, deve-se procurar serviços profissionais especializados na área.
  • Evitar contato direto destes couros com peças brancas, principalmente colarinhos, visto que a transpiração do corpo poderá proporcionar a migração dos corantes do couro para o tecido.
  • Evitar contato direto com a pele, pois o couro poderá atrair a oleosidade natural da mesma.

C- CUIDADOS ESPECIAS COM COUROS SEM ACABAMENTO, TOTALMENTE AO NATURAL ( Vegetal e Nobuk)

Estes couros pela natureza dos produtos são de grande desejo do consumidor, e sempre que se optar por estes artigos, deve-se tomar um cuidado maior, pois, além da beleza que oferecem, apresentam limitações que devem ser respeitadas como:

  • Evitar apanhar chuva.
  • Evitar a exposição solar (especialmente em vitrines de lojas).
  • Em caso de manchas ou sujeiras NÃO passar pano úmido para removê-las. Para limpeza, deve-se procurar serviços profissionais especializados na área.

Evitar contato direto destes couros com peças brancas, principalmente colarinhos, visto que a transpiração do corpo poderá proporcionar a migração dos corantes do couro para o tecido.

Evitar contato direto com a pele, pois o couro poderá atrair a oleosidade natural da mesma, deixando o couro com aspecto engraxado e consequentemente com uma tonalidade mais escura.

LEMBRE-SE: O Couro respira!

© 2009 Fuga Couros S/A - All rights reserved.