Nossa história

Histórias são a essência da identidade de uma empresa. É sua tradição de forma vivida.

A nossa história é muito parecida a tantas outras de famílias italianas que migraram para o sul e sudeste do Brasil em busca de melhores condições de vida e dispostos a prosperar na nova terra.

O início de tudo

A nossa trajetória inicia na cidade de Casale Sul Sile quando Domingos Fuga e sua esposa Tereza Nascibem Fuga e o primogênito Constante, de apenas um ano de idade, deixaram a pequena cidade italiana rumo ao nordeste do Rio Grande do Sul.

Pedro Andrea Besson

Em 1913, Constante já com 25 anos e casado com Olinda Busato Fuga, migrou para o Planalto Médio e estabeleceu-se na Vila de Marau, povoado com pouco mais de 20 famílias. Naqueles tempos, o transporte era realizado a cavalo ou carroças de tração animal. Foi a oportunidade de mercado percebida por Constante, que instalou uma selaria onde fabricava artefatos para montaria, calçados e eventualmente curtia pelegos. Para a comunidade era um ofício indispensável, e para Constante foi o impulso essencial para o sustento de seus dezessete filhos, entre eles o nosso Patriarca José Fuga que passou a compartilhar com os demais irmãos o auxílio na produção dos produtos e na compra de couros que era a matéria-prima essencial.

A evolução

Esta foi a escola de José Fuga, nos negócios desde cedo e impedido de frequentar a escola formal pela necessidade de trabalhar, formou-se atento observador da vida. Sua notável predisposição para o trabalho conferiu-lhe, por justiça, o conceito de homem laborioso e empreendedor.

Eram tempos de oportunidades restritas, mas sobrava coragem, e José apoiado pelo pai, pelos irmãos e por um grupo de sócios fundadores marauenses, reuniram o capital inicial de 100 contos de réis e fundaram o Curtume Marauense Ltda, hoje Fuga Couros S/A.

Ao seu lado, durante toda a vida esteve Lidia, sua esposa e companheira com a qual dividia as aflições do duro trabalho do dia a dia, encontrando sempre reciprocidade, um ombro amigo com disposição para escutar, e aconselhar com equilíbrio e sensatez.

Primeiros funcionários e seus familiares

Somos descendentes de uma geração que muito lutou para sobreviver e prosperar. Uma jornada que nos enche de orgulho de pertencermos a ela, assim como ela nos pertence.

Passadas mais de 7 décadas, é muito fácil de compreender a primeira e grande diferença que determinou o sucesso de nossa história: uma cultura imutável de humildade, trabalho duro e respeito, presente de geração em geração.

Todos cultivam o verdadeiro reconhecimento e respeito ao legado.  A nossa grandiosa missão é perpetuar o modelo transmitido, fazendo migrar os valores e práticas aos nossos filhos e estes, aos seus netos.

(Da esquerda para a direita) Alcides Rodrigues Borça, Carlos Lorenzi e Hermes Rissardo

MEIO AMBIENTE

Saiba mais sobre a Política Ambiental Fuga Couros.

CÓDIGO DE CONDUTA

Saiba mais sobre os valores da Fuga Couros.

POLÍTICA AMBIENTAL E SUSTENTÁVEL

Couro responsável.

ÉTICA E TRANSPARÊNCIA

Denuncie práticas que infrinjam nosso código de conduta.

CUIDADOS COM O COURO

Dicas

FUNDAÇÃO JOSÉ FUGA

Solidariedade e Ação Comunitária.