Fica acordado que o conteúdo deste código se aplica para todas as partes. A responsabilidade corporativa do grupo é baseada nos nossos valores fundamentais. Nós vamos compartilhar e ajudar a gerenciar os impactos ambientais, ser correto com toda a circunvizinhança e promover a responsabilidade de negociar com ética e integridade. Proporcionar segurança e conforto às pessoas com nosso produto, sendo uma empresa forte, ética e dinâmica, com resultados para seus sócios, e colaboradores. Portanto, nossos fornecedores, clientes intermediários e finais, representantes e colaboradores devem cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis no país onde as operações são realizadas e também procurar desenvolver relações com suas cadeias de suprimento próprio de acordo com os valores e princípios estabelecidos neste código de conduta.

EMPREGO ESCOLHIDO LIVREMENTE

Não há nenhum trabalho forçado ou involuntário. Os trabalhadores não são obrigados a fazer depósitos ou deixar seus documentos originais junto ao seu empregador e são livres para solicitar desligamento, conforme determina a legislação trabalhista.

LIBERDADE DE ASSOCAÇÃO

Os trabalhadores, sem distinção, têm o direito de associar-se a sindicatos ou formar sindicatos e participar das negociações coletivas. O empregador deve adotar uma atitude aberta diante das atividades dos sindicatos e suas atividades organizacionais. Os representantes dos trabalhadores não são descriminados e tem acesso ao desempenho de suas funções representativas no local de trabalho. Onde os direitos à liberdade de associação e negociação coletiva forem restringidos por lei, o empregador não deve impedir o desenvolvimento de meios paralelos de livre e independentes associações e de negociação.

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO SÃO SEGURAS E SAÚDAVEIS

Clientes, fornecedores e seus representantes devem fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável aos seus trabalhadores, mantendo um ambiente de trabalho produtivo, minimizado os riscos de acidentes, ferimentos e exposições e riscos à saúde e segurança no ambiente de trabalho. A conformidade com estas condições de saúde e segurança devem ser supervisionadas pela gerência da empresa. Abuso físico ou mental, ou a sua ameaça, é estritamente proibido. Assédio sexual ou verbal, bem com outras formas de intimidação, também são estritamente proibidos. O uso de trabalho ou mão de obra infantil é proibido. Todos deverão observar e respeitar as disposições da constituição federal e demais leis aplicáveis.

Proibido o trabalho noturno, perigosos ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos. Caso algum fornecedor use e/ou usar trabalho infantil deve parar imediatamente. As empresas deverão desenvolver, participar ou contribuir para políticas e programas que disponham sobre a transição de qualquer criança executando trabalho infantil, para permitir que essa criança frequente uma escola e permaneça nela até deixar de ser criança. Não deverá haver nenhum outro recrutamento de trabalho infantil. As políticas e os procedimentos deverão estar de acordo com as leis locais, Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de Aprendizagem e outras, como também conforme o disposto nas normas pertinentes da ILO.( International Labour Organization).

SALÁRIO MINÍMO E JORNADA DE TRABALHO

Salários e Jornada de trabalho devem ser, no mínimo, cumpridos de acordo com as leis aplicáveis, regras e regulamentos, incluindo, mas não se limitado ao salário mínimo, piso da categoria, horas extras e jornada máxima permitida pelo país em questão. Todos os trabalhadores devem ser fornecidos informações por escrito e compreensíveis sobre suas condições de emprego, sua jornada de trabalho, seus salários e pedido de pagamento antes de entrarem no emprego. Redução salarial não é permitida, conforme a lei. Deduções do salário como medida disciplinar somete são aplicáveis se houver respaldo da legislação aplicável.

NÃO DISCRIMINAÇÃO

Não deve haver nenhuma discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, rescisão ou aposentadoria com base em raça, casta, nacionalidade, religião, idade, invalidez, sexo, estado civil, preferência sexual, associação em sindicato ou afiliação política. O sigilo das informações trocadas no curso das atividades deve ser respeitado e nunca ser usado para fins ilegais ou ganho individual.

CONDULTA ÉTICA – ANTISSUBORNO

Os negócios devem ser conduzidos com ética e integridade. Oferecer, pagar, pedir ou aceitar subornos ou propinas, inclusive pagamentos de facilitação, é estritamente proibido. Um suborno pode envolver dar ou oferecer qualquer forma de presente, pagamento, recompensa ou vantagem a alguém do mercado ou governo, para obter ou manter uma vantagem comercial ou induzir o beneficiário a agir de forma indevida ou recompensada por isso, ou quando for impróprio aceitar o benefício. O suborno pode também ocorrer quando a oferta ou a entrega de um suborno e feita por um terceiro contratado ou através dela, como por um agente representante ou intermediário.

Alguns exemplos de subornos são os seguintes:

a) Presentes luxuosos, refeições, diversões ou despesas de viagens, particularmente quando forem desproporcionais, frequentes ou dados no contexto de negociações comerciais em andamento;

b) O uso gratuito de serviços, instalações ou bens da empresa;

c) Pagamento em dinheiro;

d) Empréstimos, garantia de empréstimos ou de outro crédito;

e) Dar um benefício, como uma bolsa de estudo escolar ou serviço de saúde a um familiar de um potencial cliente/funcionário público ou governamental;

f) subcontratar uma pessoa relacionada com alguém envolvida na adjudicação do contrato principal, e

g) contratar uma empresa local pertencente a um familiar de um potencial cliente/funcionário público ou governamental.

Os pagamentos de facilitação são pequenos pagamentos ou comissões solicitadas por funcionários do governo para acelerou facilitar a prática de um ato governamental rotineiro (como a concessão de um visto ou desembaraço alfandegário). Esses pagamentos são estritamente proibidos.

Fornecedores, clientes, representantes e seus funcionários deverão cumprir todas as leis aplicáveis contra suborno e corrupção.

Os fornecedores e representantes deverão ter procedimento contra corrupção e suborno, destinados a evitar que funcionários ou pessoas relacionadas a sua empresa cometa crimes de suborno ou corrupção. Fornecedores e representantes deverão implementar devidamente esses procedimentos na sua empresa e revê-los regulamente para assegurar que estejam funcionando efetivamente.

GESTÃO DO MEIO AMBIENTE

A política ambiental da Fuga Couros é respeitar o meio ambiente através do controle dos impactos ambientais, atendendo aos requisitos legais e melhorando continuamente a utilização dos recursos naturais (HÍDRICOS) e assim prevenindo a poluição. A Fuga apoia e incentiva as práticas operacionais e os sistemas de produção que são sustentáveis. Os fornecedores e seus representantes devem se esforçar continuadamente para melhorar a eficiência e a sustentabilidade de suas operações. Tais esforços deve incluir:

a) Realização de revisões ambientais periódicas aplicáveis a seus produtos e serviços;

b) Nomeação de um representante da empresa para questões ambientais;

c) Demonstração da conformidade com a legislação atual que pode afetar suas atividades;

d) Programas documentados de conservação de água; e

 e) Divulgação de qualquer execução, melhoria ou aviso de proibição ocorrido nos seu estabelecimento nos últimos 24 meses.

QUALIDADE

Todos os bens fornecidos para as empresas devem estar adequados para a sua comercialização e apto para a finalidade infirmada pelo fornecedor e os seus representantes ou para que são comumente usados. As mercadorias devem estar em conformidade em todos os aspectos, com qualquer pedido de compra, com as especificações e/ou padrões ou amostras fornecidos ou informadas pelo fornecedor.

Quaisquer serviços executados devem ser prestado por pessoal devidamente qualificado e treinado com registros e adequados à legislação, devem exercer com o devido cuidado e diligência, observando alto padrão de qualidade tal qual é razoável esperado em todas as circunstâncias e devem estar em conformidade com o pedido de compra, contrato, proposta, devendo obedecer, em todos os aspectos qualquer determinação, especificação e/ou padrões ou a amostras fornecidas ou informadas pelo fornecedor ou representante.

Nossa política da qualidade é produzir couros com padrão de qualidade, conforme requisitos estabelecidos pelos clientes, com o melhor aproveitamento dos recursos, com custos competitivos, com lucratividade e processos voltados para a melhoria contínua. Honrando a todos os compromissos assumidos junto às partes interessadas no negócio.

AUDITORIA OU RESCISÃO DE CONTRATOS

A empresa contratante se reserva o direito de verificar a conformidade do fornecedor ou do representante com esse Código de Conduta. Quando as verificações ou as auditorias demostrarem deficiências em qualquer dessas áreas, qualquer uma delas deverá se esforçar para implementar um programa, em tempo razoável de melhoria (reparo) para que esteja em conformidade. Os registros dessas operações devem seguir os procedimentos propostos pelo sistema de gestão da qualidade. Caso qualquer uma das empresas venha a tomar conhecimento de atos ou condições em desacordo com este código de Conduta, este se reserva no direito de solicitar ações corretivas.